O Instituto Cultura Viva esteve presente na posse dos Conselheiros de Saúde para o biênio 2026–2027
O Instituto Cultura Viva esteve presente na cerimônia de posse dos Conselheiros e Conselheiras de Saúde para o biênio 2026–2027, realizada ontem, dia 16 (terça-feira), no auditório da Prefeitura de Vitória, reforçando seu compromisso com a defesa e a garantia de direitos, a participação social e o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.


O Instituto Cultura Viva esteve presente na cerimônia de posse dos Conselheiros e Conselheiras de Saúde para o biênio 2026–2027, realizada ontem, dia 16 (terça-feira), no auditório da Prefeitura de Vitória. A posse marca o início do mandato dos conselheiros e conselheiras responsáveis por acompanhar, fiscalizar e contribuir com a formulação das políticas públicas de saúde no município, reforçando o compromisso com a defesa de direitos, a participação social e o fortalecimento da saúde pública.
Representando o ICV, o diretor de Relacionamento, Diego Lyra, passa a integrar o Conselho de Saúde, contribuindo com um olhar prático e a experiência adquirida a partir da vivência direta com os atendidos pelo Instituto. Para ele, a participação no Conselho é uma oportunidade de colaborar de forma ativa com a construção de políticas públicas mais eficazes e alinhadas às reais necessidades da população.
“Estamos muito felizes em trazer nosso olhar prático e a experiência que temos no dia a dia com nossos atendidos, para que possamos contribuir de forma significativa com esse Conselho”, destacou Diego durante a cerimônia.
A solenidade contou com a presença de Lauanna Christina, diretora da Unidade de Saúde Conquista, em Nova Palestina, além de outros representantes que compõem o Conselho de Saúde. Em sua fala, Lauanna ressaltou a atuação do Instituto Cultura Viva na luta pela defesa e garantia de direitos, por meio de oportunidades nas áreas da cultura, do esporte e da saúde, reforçando a importância da atuação conjunta entre sociedade civil e poder público.
Também presente na cerimônia, a psicóloga do Instituto Cultura Viva, Janaína Costa, destacou a relevância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população. “Como foi dito por um colega durante a cerimônia de posse, o SUS é o maior plano de saúde que temos”, afirmou, reforçando a importância da defesa e do fortalecimento do sistema público de saúde.
Ao integrar o Conselho de Saúde, o Instituto Cultura Viva reafirma seu compromisso com a participação social, o controle democrático das políticas públicas e a promoção de uma saúde mais justa, acessível e de qualidade para todos.
