Sons da Ilha se apresenta na abertura dos Jogos Escolares Municipais de Vitória

O projeto Sons da Ilha marcou presença na cerimônia de abertura da 53ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi), realizada no sábado, dia 28 de junho, no Ginásio Tancredão. O evento reuniu mais de 2.500 estudantes da rede pública municipal.

7/7/20252 min read

Projeto Sons da Ilha realiza grande apresentação na abertura dos Jogos Escolares Municipais de Vitória

O projeto Sons da Ilha marcou presença na cerimônia de abertura da 53ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi), realizada no sábado, dia 28, no Ginásio Tancredão. O evento reuniu mais de 2.500 estudantes da rede pública municipal e contou com uma apresentação especial do “Bandão do Sons da Ilha”, que emocionou o público presente.

Formado por cerca de 300 estudantes músicos de oito escolas municipais de Vitória, o "Bandão" protagonizou um espetáculo artístico coletivo, como culminância das atividades formativas realizadas ao longo do projeto. Os alunos mostraram na prática o resultado do aprendizado musical, com uma apresentação vibrante e cheia de energia.

Além das atividades formativas em sala de aula, o projeto Sons da Ilha incentiva a vivência artística através de apresentações públicas, promovendo o protagonismo dos jovens músicos e fortalecendo o vínculo entre escola, cultura e comunidade.

A participação no Jemvi foi mais um importante momento para celebrar o talento e o esforço dos alunos, que seguem transformando suas vidas por meio da música.

O Sons da Ilha é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Vitória (SEME), com execução do Instituto Cultura Viva (ICV). O projeto leva a educação musical diretamente para as escolas da rede municipal, oferecendo o ensino de música instrumental orquestrada para crianças e jovens, de forma acessível e gratuita.

Atualmente, o projeto atende cerca de 450 alunos em oito unidades escolares de Vitória:

  • EMEFTI Izaura Marques da Silva (Andorinhas)

  • EMEFTI Eunice Pereira Silveira (Tabuazeiro)

  • EMEF Juscelino Kubitschek de Oliveira (Maria Ortiz)

  • EMEF Suzete Cuendet (Maruípe)

  • EMEF Heloísa Abreu Judice de Mattos (Bela Vista)

  • EMEF Alvimar Silva (Mario Cypreste)

  • EMEFTI Moacyr Avidos (Ilha do Príncipe)

  • EMEFTI Paulo Reglus Neves Freire (Inhanguetá)

O projeto é financiado pela SEME, por meio de chamamento público, com execução do Instituto Cultura Viva, e tem como missão democratizar o acesso à música, desenvolvendo habilidades como disciplina, criatividade, autoestima e cooperação entre os estudantes.

Fotos de Melina Furlan