Orquestra Jovem Capixaba apresentou concerto inspirado nas Florestas Brasileiras – Mata Atlântica
O Parque Botânico Vale foi palco de um encontro especial entre música e meio ambiente. A Orquestra Jovem Capixaba apresentou o concerto Florestas Brasileiras – Mata Atlântica, reunindo arte, natureza e conscientização ambiental em uma manhã especial.


Orquestra Jovem Capixaba apresentou concerto Florestas Brasileiras – Mata AtlânticaNo dia 29 de junho, o Parque Botânico Vale foi palco de um encontro especial entre música e meio ambiente. A Orquestra Jovem Capixaba apresentou o concerto Florestas Brasileiras – Mata Atlântica, reunindo arte, natureza e conscientização ambiental em uma manhã especial.Sob a regência do maestro Eduardo Lucas, o público foi conduzido a uma verdadeira viagem sonora, com um repertório inspirado na rica biodiversidade da Mata Atlântica. As composições interpretadas pelos jovens músicos capixabas encantaram a plateia, que aproveitou o ambiente ao ar livre para se encantar com a união entre música e natureza.
O concerto reforçou a importância da preservação ambiental e proporcionou um momento de reflexão e encantamento para pessoas de todas as idades.O evento, com entrada gratuita, foi uma realização do Instituto Cultura Viva, da Tonobooks Produções e do Parque Botânico Vale.
Sobre o Concerto
Inspirada na diversidade natural do Brasil, o Concerto tem regência do maestro Eduardo Lucas e narração da atriz Flávia Santos. O espetáculo marca a estreia mundial de composições que refletem a exuberância da Mata Atlântica por meio de sonoridades, ritmos e melodias. A inspiração poética das composições vem de poemas do escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade, em obra lançada sobre a Mata Atlântica em 1984.
Carlos Drummond de Andrade, um dos mais renomados poetas brasileiros, recebeu em 1984 a tarefa de criar poesias para um livro sobre a Mata Atlântica. Este bioma, de grande importância ecológica, já enfrentava naquela época uma intensa exploração que comprometia sua integridade e biodiversidade. O livro, que combinava fotografias e textos, se tornou uma raridade, difícil de encontrar tanto em formato impresso quanto online. A situação da Mata Atlântica permanece crítica, com áreas nativas extensas se tornando cada vez mais raras. Todas as composições deste concerto são inspiradas em versos deste mineiro de Itabira.
Sobre a Orquestra Jovem Capixaba
Fundada em 2023 e conta com a gestão do Instituto Cultura Viva. O grupo é formado por jovens de diversas comunidades. Já se apresentaram no Festival Pocar, ao lado de um dos maiores nomes da música brasileira, Matheus Aleluia; também no projeto Sílabas & sons, ao lado de Zezé Motta, Leila Maria, Silva e Conceição Evaristo, além de eventos da Fecomércio-ES, Sesc e Sicoob.
Fotos de Melina Furlan








































Veja o concerto completo, apresentado em outra ocasião no Teatro Sesc-Glória, em Vitória, com patrocínio da Funarte.
