Orquestra da Quebrada empolga alunos em concertos didáticos em escolas de Cariacica, Viana, Serra e Vila Velha.
As quatros apresentações didáticas reuniram quase 3 mil alunos, que se encantaram com a orquestra e participações de Noventa MC, Barol Beats e Mallu.
Orquestra da Quebrada empolga alunos em concertos didáticos em escolas de Cariacica, Viana, Serra e Vila Velha.
As quatros apresentações didáticas reuniram quase 3 mil alunos, que se encantaram com a orquestra e participações de Noventa MC, Barol Beats e Mallu.
Formada por jovens e para jovens de comunidades, a Orquestra da Quebrada realizou quatro grandes concertos diáticos que uniram a música clássica ao hip-hop em escolas de Cariacica, Viana, Serra e Vila Velha, no Espírito Santo. Sob a regência do maestro Eduardo Lucas, os concertos contaram com participações de Noventa MC, Barol Beats e Mallu.
Os concertos contam com o patrocínio da ES Gás, apoio cultural do Instituto Energisa e da Malloca Streetwear, e realização da Tonobooks e Instituto Cultura Viva, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES).
A Orquestra da Quebrada é composta por violinos, violas, oboé, clarinete, violoncelo, contrabaixo, tuba, trompete, trombone, saxofone, entre outros instrumentos. O grupo reúne jovens da periferia do Espírito Santo em intercâmbio com outros Estados. O projeto é gerido pelo Instituto Cultura Viva e, em suas apresentações, busca integrar elementos da música urbana com o universo orquestral.
Convidado especial dos dois eventos, o DJ Barol Beats é capixaba e um dos destaques da cena eletrônica no Espírito Santo. Morador do bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, ele se destaca nas redes sociais com suas criações que mesclam baterias eletrônicas, samplers e grooves.
No repertório, a Orquestra da Quebrada e o DJ Barol Beats apresentarão músicas de artistas como Racionais, Dr. Dre, Emicida e Criolo. Durante os concertos, os jovens terão a oportunidade de conhecer mais sobre cada um dos instrumentos.
MC Noventa é um dos principais nomes da cena da música urbana do Brasil. Com milhares de seguidores nas redes sociais, é vencedor de inúmeras batalhas de rima, sendo aclamado pelo seu estilo único.
A cantora Mallu é um dos nomes mais solicitados para shows no Estado, como solista de corais, musicais, orquestras e bandas. No seu repertório, releituras de R&B, funk e pop.
Para Eduardo Lucas, os concertos didáticos têm um papel essencial ao aproximar o público jovem da música orquestral. "Ao unir a música de orquestra com o hip-hop, aproximamos os jovens de um novo tipo de arranjo musical, ampliando suas visões. E a escola entra conectando tudo isso."
Oriundo da periferia da Grande Vitória, Eduardo Lucas é um dos novos regentes de destaque no Espírito Santo. Mestre pela UFRJ e doutorando pela UniRio, é membro do corpo docente da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e desenvolve projetos voltados à inclusão sociocultural por meio da prática musical coletiva. Foi maestro do Vale Música por 10 anos e idealizador do Festival Coreto, entre outros projetos.
Saiba mais em www.instagram.com/orquestradaquebrada
